quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ORIENTA A TUA DECISÃO


A orientação vocacional diz respeito a um processo de ajuda ao estudante destinado a conseguir uma compreensão adequada das diferentes opções profissionais, que ocorrem no mundo educativo e formativo, possibilitando ao aluno a escolha do percurso mais adequado aos seus interesses e objectivos pessoais.

Nesta ordem de ideias, a orientação vocacional tem como objectivo principal fomentar o desenvolvimento vocacional dos jovens e adultos, caracterizando-se, sobretudo, pela procura de informação sobre os possíveis percursos, escolares e profissionais.

A tomada de decisão vocacional caracteriza-se por um processo do desenvolvimento vocacional que permite ao indivíduo a escolha de um percurso, escolar e/ou profissional, envolvendo dois processos fundamentais: a exploração do self e a exploração do meio.
Por sua vez, a exploração vocacional constitui um elemento essencial na tomada de decisão vocacional e relaciona-se também com o aumento da capacidade da pessoa para tomar uma decisão. Neste sentido, a exploração vocacional caracteriza-se por ser um processo do desenvolvimento vocacional, o qual sustenta as actividades de procura e de processamento de informação ou o teste de hipóteses acerca de si próprio/a e do meio circundante. É, portanto, um processo que permite tomar decisões e elaborar projectos de carreira.

Aqui, poderão surgir…
...dificuldades de tomada de decisão.
As dificuldades de tomada de decisão estão agrupadas em três categorias:
  • Falta de prontidão (ocorre antes do início do processo de tomada de decisão e é caracterizado pela baixa motivação, elevado grau de indecisão, falta de conhecimento acerca do processo de tomada de decisão e crenças disfuncionais).

  • Falta de informação (ocorre durante o processo de tomada de decisão e diz respeito à falta de conhecimento acerca do indivíduo (self), das ocupações e opções e dos recursos que existem para obter informação).

  • Informação inconsistente (ocorre durante o processo de tomada de decisão e ocorre devido a informação não fidedigna e conflitos internos ou externos).

Sem comentários:

Enviar um comentário