quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

RAMOS DA PSICOLOGIA

gggggggggggggggggggggggggggggggggg
A Ciência Psicológica encontra-se dividida em diversas áreas estando, cada uma delas, direccionadas para diferentes problemáticas e populações. Na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, existem actualmente sete ramos distintos da Psicologia.
aa aa a
PSICOLOGIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO

É um ramo da Psicologia que aborda os aspectos psicológicos da educação e que tem como objecto de estudo e trabalho os diversos contextos de educação e desenvolvimento, como a família e a escola, a saúde, a justiça, entre outros. O Psicólogo Escolar e Educacional aborda os aspectos psicológicos da educação das crianças e dos adultos de todas as idades; presta apoio psicopedagógico aos agentes educativos; promove o sucesso e previne o abandono escolares; planifica e implementa programas de intervenção em diferentes áreas; realiza o reconhecimento, a certificação e a validação de competências, entre outros. Trabalha com todas as populações dos contextos educativos e de desenvolvimento, por exemplo, em Escolas.
PSICOLOGIA CLÍNICA

É o ramo da Psicologia que se dedica ao estudo,diagnóstico e tratamento de comportamentos perturbados. O Psicólogo Clínico promove maior capacidade e compreensão, junto do cliente, dos seus sentimentos e comportamentos, facilitando outras leituras das suas vivências e realidades, capacitando-o para o processo de mudança. Lida com as perturbações mentais e emocionais e com a saúde mental, diagnosticando-as e intervindo nos processos desadaptados de ansiedade, depressão, fobia, entre outros. Trabalha sobretudo com população clínica, por exemplo, em Hospitais.

PSICOLOGIA DO DESPORTO E DO EXERCÍCIO FÍSICO

É um ramo da Psicologia que tem como objecto de estudo as interacções desportivas que se estabelecem entre os diferentes agentes desportivos. O Psicólogo do Desporto ajuda os atletas na aquisição de competências específicas das suas modalidades; promove o rendimento e previne o abandono desportivo de atletas; rentabiliza os processos e dinâmicas de grupo, estimulando o bem-estar decorrente da prática desportiva e do exercício físico. Trabalha sobretudo com agentes desportivos, nomeadamente atletas, treinadores, dirigentes, pais, entre outros, por exemplo, em Clubes Desportivos.

PSICOLOGIA DO TRABALHO, DAS ORGANIZAÇÕES E DOS RECURSOS HUMANOS

É um ramo da Psicologia que tem como objecto de estudo a análise e compreensão do funcionamento das organizações e os processos comunicacionais que se estabelecem no seu interior. O Psicólogo Organizacional analisa a estrutura e o funcionamento das organizações, as relações entre os indivíduos e as tarefas, o nível de satisfação e motivação dos trabalhadores e as relações entre estes e a hierarquia. Faz ainda recrutamento e selecção de pessoal, bem como avaliação de competências. Trabalha sobretudo com todos os agentes que constituem a organização, por exemplo, em Empresas.

PSICOLOGIA DA SAÚDE

É um ramo da Psicologia que direcciona o seu conhecimento para a compreensão da forma como os factores biológicos, comportamentais e sociais influenciam a saúde e a doença. O trabalho do Psicólogo da Saúde é centrado na promoção da saúde e prevenção e adaptação à doença. Trabalha com toda a população saudável, com doentes e as suas famílias, com população médica, entre outros, por exemplo, em Centros de Saúde.

PSICOLOGIA EXPERIMENTAL E SUAS APLICAÇÕES

É um ramo da Psicologia que tem como objecto de estudo os processos humanos básicos da atenção, percepção e linguagem. O Psicólogo Experimental promove investigação experimental nos domínios da aprendizagem animal, pensamento e linguagem, memória humana e percepção. Trabalha com animais ou pessoas, por exemplo, em Laboratórios.

Sem comentários:

Enviar um comentário